UnI - Universidade Independente
Centro de Estudos de Ciências da Comunicação
1. Apresentação
O conhecimento acumulado pelo Centro de Estudos de Ciências da Comunicação (CECC)da Universidade Independente ao longo dos seus dez anos de existência tem permitido desenvolver actividades relevantes na área da comunicação direccionadas para dois grandes tipos de segmentos: Indústria e Ensino da Comunicação.
O CECC é um dos Centros de Estudos mais dinâmicos em Portugal no âmbito do desenvolvimento e realização de actividades relacionadas com a comunicação. Parta além da nossa equipa de colaboradores permanentes (constituída por doutores, mestres e licenciados), contamos com o apoio de uma rede internacional constituída por alguns dos melhores especialistas em investigação e educação na área da comunicação, nomeadamente ao nível das políticas, gestão e economia dos media.
2. Actividades desenvolvidas pelo CECC
2.1. Actividades na área do Ensino
Realização de Pós-Graduações, Cursos, Seminários e produção de conteúdos de suporte a actividades editoriais e formativas na área do jornalismo e publicidade assim como nas áreas da gestão, economia e marketing aplicados à Indústria da Comunicação.
Actividades em Curso
Pós Graduação em Gestão e Marketing de Empresas de Comunicação; Pós Graduação em Marketing e Direcção de Comunicação; Pós Graduação em Marketing e Direcção de Comunicação. Manual de Gestão e Marketing dos Media.
O Centro de Estudos de Ciências da Comunicação da UnI também tem desenvolvido alguns cursos de curta duração na área de jornalismo e gestão dos media para executivos, jornalistas, produtores integrados e outros profissionais integrados em empresas de Media e Audiovisuais.
2.3. Actividades para a Indústria
Estudos qualitativos e quantitativos sobre os media. Exemplo: hábitos, índices e comportamentos das audiências; análise de conteúdos; políticas de gestão e organização dos media; eficácia e valor dos suportes publicitários; políticas e impactos dos media na sociedade.
Actividades em Curso
Estudo sobre "A Concentração dos Media em Portugal: O Estado da Arte" e análise de conteúdos jornalísticos de revistas especializadas.
3. Cursos de Pós-Graduação
Os Cursos de Pós Graduação são elaborados e leccionados em colaboração com Professores das seguintes Universidades:
Universidade Complutense de Madrid - Espanha |
|
Universidade de Navarra - Espanha |
|
Business School of Jonkoping - Suécia | |
University of North Texas - Estados Unidos da América |
3.1. Ano lectivo de 2004/2005
Todos os cursos a ministrar no ano lectivo de 2004-2005 são em regime pós-laboral
Os cursos tem inicio previsto para o mês de Outubro e as inscrições já podem ser efectuadas junto do CECC da UnI.
As candidaturas à frequência de cada cada um dos cursos estão abertas a quem possuir uma licenciatura superior ou formação superior equivalente. Em casos excepcionais, admite-se a possibilidade de aceitar profissionais do sector não licenciados, mas que revelem um elevado conhecimento e experiência profissional em empresas integradas na indústria da comunicação, meios e publicidade.
Muito Importante: cada curso realizar-se-á com um mínimo de 15 alunos e um máximo de 30.
3.1.1. MBA - Gestão e Marketing de Empresas de Comunicação (2ª edição)
Conselho Científico: Mestre Paulo Faustino
Direcção Executiva: Dr. Paulo da Costa Ferreira
3.1.2. Pós Graduação em Comunicação Institucional de Marketing Político (5ª edição)
Conselho Científico: Prof. Doutor Alejandro Pizarroso Quintero
Direcção Executiva: Mestre Margarida Ruas
3.1.3. Pós Graduação em Marketing e Direcção de Comunicação (3ª edição)
Conselho Científico: Prof. Doutor Aguiar Falcão
Direcção Executiva: Mestre Emília Malta Vacas
3.2. Processo de Candidatura
Para iniciar o processo de candidatura é necessário:
a) O preenchimento de Ficha de Candidatura
b) A entrega de duas fotografias actualizadas
c) Uma fotocópia do Bilhete de Identidade ou documento equivalente
d) Uma fotocópia do Cartão de Contribuinte ou documento equivalente
e) A entrega do Certificado de Habilitações
f) A entrega de um Curriculum Vitae
3.3. Propinas
O investimento necessário para frequentar todos os módulos de qualquer um dos Cursos de Pós-Graduação é de 2.750,00 €, podendo ser utilizada uma das seguintes modalidades de pagamento:
Modalidade 1: O candidato opta pelo pagamento global no acto da inscrição e usufrui de um desconto de 10% sobre o valor total das propinas.
Modalidade 2: O candidato opta pelo pagamento de dez propinas de igual valor durante todo o curso.
3.4. Processo de Selecção
O processo de selecção de candidatos será realizado com base na seguinte hierarquia de critérios:
a) Qualificação e experiência profissional;
b) Curriculum académico;
c) Entrevista com o candidato se tal se revelar necessário
4. Investigação
No campo da investigação, estamos a realizar um estudo piloto que se designará "Concentração dos Media em Portugal: O Estado da Arte".
O tema da concentração assume hoje em dia uma redobrada importância no debate sobre o sector não só a nível internacional como também no plano interno. No caso português, não existe até à data nenhum estudo estruturado e quantificado sobre o tema da concentração dos media, pelo que, no nosso entender, é de extrema necessidade e oportunidade a realização deste estudo.
Este estudo, agora em fase final de realização conta com a participação de uma equipa multidisciplinar, constituída por Economistas, Sociólogos, Jornalistas e outros colaboradores com elevada experiência na realização de actividades de investigação relacionadas com o sector da comunicação.
Obtenha mais informações em:
CECC - Universidade Independente
Avenida Marechal Gomes da Costa, nº 9 - 5º andar
1800-255 Lisboa
Tel: 218 380 138; Fax: 218 314 060
Apoios institucionais:
APAP | APRadiodifusão |
Última actualização em 06 de Agosto de 2004