cronologia

 

2001

A designação do curso de Engenharia dos Recursos Naturais é mudada para Engenharia do Ambiente, correspondendo a uma adequação dos conteúdos e do perfil do curso às novas necessidades sociais e empresariais na área do ambiente.

Em Julho, o protótipo de carro de competição desenvolvido para o campeonato internacional "Formula Student" por estudantes e professores dos cursos de Engenharia da UnI regressa de Inglaterra (onde tem lugar o "Formula Student") com o 2.º e o 3.º lugar obtidos nas categorias principais.

Em Abril são eleitos os novos órgãos sociais da SIDES, que ficam a ser dirigidos pelo Eng.º Ilídio Pinho (presidente do Conselho Geral), pelo Eng.º Adalberto Neiva de Oliveira (vice-presidente do Conselho Geral), pelo Dr. Joaquim da Silva Pinto (mesa da Assembleia Geral) e pelo Dr. António dos Santos Labisa (presidente da Direcção).

2000

A UnI é reconhecida como Academia Regional Cisco, ficando integrada no Programa de Academias da empresa norte-americana Cisco Systems, beneficiando, assim, do apoio da Cisco para a formação de técnicos especializados em comunicações e comércio e negócios electrónicos. Os jovens integrados neste programa de formação (incluído nos cursos de Engenharia Informática e Engenharia Electrónica a partir do ano lectivo de 2001/2002) poderão, posteriormente, candidatar-se ao exame que lhes dará o grau de Cisco Certified Networking Associate, primeiro passo para a certificação como Cisco Certified Internetworking Expert.

É nomeado vice-reitor o Prof. Doutor Rui Verde.

A SIDES duplica o seu capital social, aumentando-o de 500 mil para um milhão de contos com acções subscritas por personalidades e entidades dos meios empresariais (o industrial Ilídio Pinho e os grupos Medinfar e Nélson Quintas) e por professores da própria UnI.

O Grupo de Missão de avaliação do ensino superior particular e cooperativo atribui à UnI a classificação de 6, a mais alta atribuída a uma universidade, no "ranking" de instituições de ensino privadas que incluiu 112 instituições. As 15 universidades que integram esta lista têm valores entre 3 e 6, Das universidades privadas fundadas há menos de dez anos, apenas a Universidade Fernando Pessoa (Porto) e a Universidade Atlântica obtêm a mesma classificação.

1999

A UnI destaca-se no debate das principais questões que afectam o ensino superior, propondo o financiamento directo dos estudantes pelo Estado, sob a forma de cheque ou voucher, em alternativa ao tradicional financiamento estatal das instituições.

A UnI é a primeira universidade privada a defender, publicamente, uma reorganização do ensino superior que passe pela associação entre instituições. Esta posição é levada à prática pela assinatura de um acordo de princípio com a Universidade Internacional, a Universidade Internacional da Figueira da Foz e a Universidade Moderna, em Dezembro.

As inscrições de novos alunos na Universidade Independente para o ano lectivo de 1999/2000 revelam um aumento significativo da procura dos cursos desta Universidade, tendência que se reforçará nos anos seguintes.

1998

Iniciam actividade lectiva, já com autorização do Ministério da Educação as Licenciaturas em Biotecnologia dos Produtos Naturais e Matemáticas Aplicadas, aprovadas respectivamente pelas Portarias n.º 67/98 de 16 de Fevereiro e 66/98 de 16 de Fevereiro.

1997

São aprovados os Estatutos da Universidade Independente publicados no Diário da República, II Série, n.º 79/97 de 4 de Abril.

São aprovadas pelo Ministério da Educação mais duas licenciaturas:

1996

O Departamento do Ensino Superior do Ministério da Educação confirma a adequação do imóvel às actividades da Universidade Independente.

1995

São aprovadas as Licenciaturas ministradas na UnI:

Face ao crescimento verificado a SIDES, SA adquire, neste mesmo ano, o Edifício Pasteur na Avenida Marechal Gomes da Costa para aí re-instalar a Universidade.

1994

A UnI é reconhecida como estabelecimento de interesse público pelo Decreto-Lei de 21 de Dezembro. É a primeira universidade privada em Portugal a funcionar no âmbito do Estatuto do ensino Superior Particular e Cooperativo.

1993

Outubro: a Universidade Independente inicia as suas actividades, no edifício sito da Rua Fernando Palha, começando por ministrar as Licenciaturas em Administração Regional Autárquica, Ciências da Comunicação, Direito, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Electrotécnica, Engenharia Industrial, Engenharia Informática, Engenharia dos Recursos Naturais, Gestão de Empresas e Relações Internacionais.

1993

29 de Janeiro é constituída a SIDES, Sociedade Independente para o Desenvolvimento do Ensino Superior, SA, entidade instituidora da Universidade Independente. Este dia passa a ser comemorado como o Dia da Universidade Independente.