desenvolver um projecto


A Universidade Independente foi criada em 1993 pela SIDES – Sociedade Independente para o Desenvolvimento do Ensino Superior, S.A..

A fundação da Universidade Independente está rodeada de uma série de aspectos, pioneiros no Ensino Superior Privado em Portugal.

Dentro desses aspectos é de sublinhar o claro ênfase nas vertentes tecnológicas do conhecimento; a aposta na investigação e desenvolvimento; a instalação de laboratórios apropriados; uma Biblioteca; criação de gabinetes de estudo para professores; uma política efectiva de recrutamento de docentes, visando além da qualidade a procura da dedicação exclusiva que permita a constituição de um corpo docente próprio.

A Universidade Independente iniciou as suas actividades na Zona Oriental de Lisboa, num edifício sito na Rua Fernando Palha. Devido ao seu enorme crescimento, em 1995, foi adquirido o antigo Edifício Pasteur, situado numa das principais avenidas de acesso ao Parque das Nações.

Hoje, a Universidade Independente conta com 15 Licenciaturas, todas com a aprovação do Ministério da Educação, divididas por quatro Faculdades: a Faculdade de Arquitectura, Design e Artes Plásticas; Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; Faculdade de Ciências da Engenharia e Tecnologia e Faculdade de Direito.

Actualmente a qualidade do corpo docente da Universidade Independente não se fica pelo número de Doutores e Mestres que o Ministério da Educação exige. A Reitoria tem como uma das principais preocupações a contratação de docentes que, para além da teoria, tenham obtido bons resultados na sua carreira profissional. No seguimento desta política foram convidados vários especialistas das áreas de Comunicação e Engenharia.

A Universidade Independente foi criada para ser a 1ª universidade privada portuguesa dedicada às Engenharias e Tecnologias, estatuto esse, que lhe atribuiu, em 1994, o mérito de Estabelecimento de Interesse Público. Desde o início que tem sido objectivo principal ter, pelo menos, metade dos cursos dedicados à vertente tecnológica. Hoje, sob a Direcção do Professor Doutor Fernando Carvalho Rodrigues, a Faculdade de Ciências da Engenharia e Tecnologia conta com sete Licenciaturas; os alunos têm à sua disposição um conjunto de 10 Laboratórios, completamente equipados, que dão o apoio à sua formação prática; a curto prazo serão instalados mais 5 Laboratórios aprovados pelo Programa de Desenvolvimento de Ensino para Portugal e que darão um suporte rigoroso às Licenciaturas em Engenharia do Ambiente e Biotecnologia dos Produtos Naturais

Recentemente criado o prémio Ilídio Pinho oferecerá ao melhor aluno a possibilidade de estagiar numa das maiores empresas da Península Ibérica. Todas as Licenciaturas funcionam em horários diurnos e pós-laboral facilitando assim o acesso a todos aqueles que, ao mesmo tempo que desenvolvem a sua actividade profissional, procuram também progredir na sua formação académica.

Mas a UnI faz o equilíbrio entre as Engenharias e as Ciências Sociais e Humanas. Desta faculdade fazem parte a primeira Licenciatura em Administração Regional Autárquica do país, onde o Senhor Dr. Alberto João Jardim lecciona numa das mais importantes vertentes da formação académica daquele curso.

Da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas há ainda a destacar as Licenciaturas de quatro anos: Economia, Gestão de Empresas e Psicologia. Igual destaque merece o Curso de Ciências da Comunicação, que se tem revelado como uma das mais modernas e práticas Licenciaturas do país. Nesta última, os alunos dispõem de uma rádio (Sem FM), um Centro de Estudos onde é feita a revista Media XXI e de um estúdio de Televisão (UnI TV), todos geridos e orientados por Professores especializados e onde os alunos podem colocar em prática, logo a partir do 2º ano, toda a teoria entretanto aprendida.

A UnI TV, gere o maior e mais bem equipado estúdio de televisão existente nas universidades portuguesas. Actualmente produz programas e noticiários a nível interno; produz anúncios para empresas externas à Universidade e mantém protocolos de cooperação com entidades que apoiam a produção de vídeos institucionais.

A Universidade Independente encontra-se, desde 1995, numa zona privilegiada da cidade. Os estudantes e professores têm óptimos acessos, quer através dos transportes públicos (Metro, Carris, Comboio) quer através das vias de acesso (Ponte Vasco da Gama, Eixos de Vias Rápidas que dão fácil acesso ao centro da cidade de Lisboa).

O edifício da Universidade Independente é Prémio Valmor, atribuído em 1958. Tem uma capacidade máxima para 5000 alunos, distribuídos por horários diurnos e nocturnos, número que a Direcção pretende alcançar brevemente. É rodeado de inúmeros espaços verdes, parque de estacionamento privado e composto por vários edifícios (Gabinete de Psicologia, Estúdio de Televisão e Rádio, Associação Académica) formando um mini-campus universitário, o que permite aos alunos o desenvolvimento das suas actividades académicas e circum-escolares dentro da mesma área.