Director: Prof. Doutor Alexandre Pizarroso Quintero
Director Adjunto: Dr. Daniel Pessoa e Costa
Duração do Curso: 4
Anos
Provas Específicas: Inglês, Português, História, Sociologia.
Objectivos:O curso de Ciências da Comunicação
da Universidade Independente tem-se revelado como uma das mais modernas e práticas
licenciaturas do país e por isso merecido a confiança de um grande
número de estudantes. As “Ciências da Comunicação”
sempre foram uma forte aposta da UnI e ao longo dos últimos dez anos conseguiram-se
bons resultados nas saídas profissionais dos alunos, ocupando os seus licenciados,
em muitos dos casos, lugares de destaque e liderança nas empresas em que
foram integrados.
Durante a licenciatura, a Universidade Independente esforça-se
por colocar à disposição dos discentes os meios técnicos
e humanos de que necessitam para o sucesso da sua preparação.
A UnI aposta claramente na utilização de novas tecnologias e na
componente prática como elemento significativo do programa curricular.
Nos três primeiros anos os alunos recebem uma formação que
lhes permite reunir um conjunto de bases essenciais para uma correcta compreensão
da maioria dos assuntos. Assimilam noções e conceitos de Economia
Política, Ciência Política, Direito, Gestão, Informática,
Sociologia, Psicologia, Estudos de Mercado, Tecnologia da Comunicação,
Opinião Pública, Arte e Imagem, Análise de Mensagens, Teorias
da Comunicação e Técnicas de Expressão Escrita.
Especializar conhecimentos
Depois de cumprirem os primeiros anos do curso, os estudantes
escolhem uma das vertentes de especialização. Assim, podem optar
entre Audiovisuais; Jornalismo ou Marketing, Publicidade e Relações
Públicas e desta forma aprofundarem os temas que mais os agradam. E é
nesta ocasião que os alunos aproveitam para colocarem em prática
muitos dos conhecimentos que vão aplicar no seu futuro profissional.
Ao escolherem, no último ano, a área de Marketing,
Publicidade e Relações Públicas os finalistas
têm que apresentar, como uma das hipóteses para trabalho final,
um plano de uma campanha de publicidade para um produto ou um serviço.
Tanto em Marketing e Publicidade como nas Relações Públicas
sempre que possível é proporcionado um estágio numa empresa
da especialidade.
Na vertente de Jornalismo, no último
ano, os alunos têm no primeiro semestre cadeiras muito práticas
denominadas por ateliers. Os futuros jornalistas aproveitam para “simular”
as situações de um dia-a-dia numa qualquer redacção.
Escrevem notícias, editam reportagens de assuntos nacionais e internacionais,
produzem e realizam jornais, telejornais e programas de rádio. No segundo
semestre a vertente prática mantêm-se e os alunos vão para
o Cenjor, ao abrigo de um protocolo entre a UnI e o Centro Protocolar de Formação
Profissional para Jornalistas que se mantém desde 1997.
Em Audiovisuais são dadas aulas avançadas
na construção de guiões, aulas teóricas e práticas
em produção, realização, câmara e montagem,
servindo de treino para futuros profissionais do meio televisivo e cinematográfico.
Os alunos apresentam e desenvolvem projectos que passam pela ficção,
documentários, curtas-metragens, filmes e anúncios.
Destaca-se também o facto de a Universidade Independente
gerir um dos maiores e mais bem equipados estúdios de televisão
existente nas universidades portuguesas, produzindo programas e noticiários
a nível interno, bem como anúncios e documentários para
empresas externas à universidade, mantendo igualmente protocolos de cooperação
com entidades que apoiam a realização e produção
de vídeos institucionais.
Como actividades extra-curriculares relacionadas com o curso os alunos podem
optar por participar na televisão interna, designada por UnI TV, fazer
um programa de rádio ou participar numa das várias publicações
que são editadas no seio da Universidade Independente.
Carreiras profissionais:
Empresas de Marketing, Gestores de produto, Accounts, Técnicos de Marketing, Planeador de Meios, Gestão de projectos de comunicação, Agências de Publicidade, Gabinetes e Agências de Comunicação, Relações Públicas de Empresas, Jornalismo (Televisão, Rádio, Imprensa, Internet), Agências noticiosas, Produção e Realização de Televisão e Cinema.