Reconhecimento e Acreditação de Cursos de Arquitectura
No seguimento da reformulação do Ensino superior conforme Declaração e Bolonha, a Ordem dos Arquitectos tomou a decisão de antecipar a reforma do sistema de admissão. O novo modelo de admissão, em discussão, contempla o fim do actual sistema de reconhecimento e acreditação de cursos de arquitectura.
No futuro, apenas os cursos acreditados pelo novo sistema de acreditação nacional e que cumpram o disposto na Directiva Arquitectos (ponto em negociação com o MCTES), concederão o grau necessário para inscrição na Ordem, o qual, nos termos do DL 74/2006, de 24 de Março, passará a ser o grau de mestre, obtido após a conclusão com sucesso do segundo ciclo, ou de um ciclo de estudos integrados de 10 ou 12 semestres.
O novo modelo de admissão contempla também a realização de um estágio de 12 meses, e a obtenção de créditos através da frequência de acções de formação, de um exercício de projecto e de uma prova de deontologia.
Pretende-se que o novo sistema de admissão à OA entre em vigor a partir de Setembro de 2006. Neste sentido todos os licenciados em Arquitectura que pretendem inscrever-se na OA são sujeitos à um exame de admissão nos termos que serão brevemente definidos.
Copyright 2005 - Universidade Independente - Todos os direitos
reservados. webmaster@uni.pt
Estabelecimento de Ensino Superior de Interesse Público (Decreto-Lei
nº310/94 de 21 de Dezembro)