Licenciaturas
Pós-Graduações
e MBA's
Mestrados
Admissão
HOME > UNI HUMANIDADES > GRADUAÇÕES

Licenciatura em Ciências da Comunicação

Comunicar é Poder

O Curso

O curso de Ciências da Comunicação da Universidade Independente revela-se como uma das mais modernas e práticas Licenciaturas do país, merecendo, por isso, a confiança de um grande número de estudantes.

Durante a licenciatura, a Universidade Independente esforça-se por colocar à disposição dos discentes os meios técnicos e humanos de que necessitam para o sucesso da sua preparação. A UnI aposta claramente na utilização de novas tecnologias e na componente prática como elemento significativo do programa curricular.

O Curso coloca à disposição vertentes de especialização:

- Marketing, Publicidade e Relações Públicas os finalistas têm que apresentar, como uma das hipóteses para trabalho final, um plano de uma campanha de publicidade para um produto ou um serviço. Tanto em Marketing e Publicidade como nas Relações Públicas sempre que possível é proporcionado um estágio numa empresa da especialidade.

- Jornalismo: Os alunos têm, no primeiro semestre, cadeiras práticas denominadas ateliers. Os futuros jornalistas aproveitam para “simular” as situações de um dia-a-dia numa qualquer redacção: Escrever notícias, editar reportagens de assuntos nacionais e internacionais, produzir e realizar jornais, telejornais e programas de rádio. No segundo semestre a vertente prática mantêm-se e os alunos vão para o Cenjor, ao abrigo de um protocolo entre a UnI e o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas que se mantém desde 1997.

- Audiovisuais: nesta vertente de especialização, são dadas aulas avançadas na construção de guiões, aulas teóricas e práticas em produção, realização, câmara e montagem, servindo de treino para futuros profissionais do meio televisivo e cinematográfico. Os alunos apresentam e desenvolvem projectos que passam pela ficção, documentários, curtas-metragens, filmes e anúncios.

Para o sucesso deste Curso, para além do Corpo Docente altamente qualificado, académica e profissionalmente, ocupando, alguns deles, lugares de destaque no mundo da Comunicação em Portugal, destaca-se também o facto de a Universidade Independente gerir um dos maiores e mais bem equipados estúdios de televisão existente nas universidades portuguesas, produzindo programas e noticiários a nível interno, bem como anúncios e documentários para empresas externas à universidade, mantendo igualmente protocolos de cooperação com entidades que apoiam a realização e produção de vídeos institucionais.

Saídas Profissionais

O titular da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade Independente está apto a desempenhar funções como Gestor de produto, Account, Técnico de Marketing, Planeador de Meios, na Gestão de projectos de comunicação, em Agências de Publicidade, Gabinetes e Agências de Comunicação, Relações Públicas de Empresas, Jornalismo (Televisão, Rádio, Imprensa, Internet), Agências noticiosas, Produção e Realização de Televisão e Cinema.


Estrutura do Curso

1º ANO
Ciência Política
Economia Política
Teoria da Comunicação
Direito da Comunicação
Métodos Quantitativos
Sociologia Geral
Língua Portuguesa I
Teoria da Informação
Ética e Deontologia na Comunicação
Psicologia Geral
Técnicas de Expressão Escrita
Análise e Discussão sobre as Temáticas da Actualidade

2º ANO
Informática
Estruturas e Indústria da Comunicação
História dos Meios e da Comunicação Social
Gestão e Organização de Empresas de Comunicação
Introdução ao Marketing
Língua Portuguesa II
Introdução ao Jornalismo
Gramática da Comunicação
Assessoria de Imprensa e Comunicação
A Comunicação no Marketing
Introdução às Técnicas de Audiovisual

3º ANO
Opinião Pública
Estudos de Mercado
Gestão Financeira e de Recursos Humanos
Arte e Imagem
Comunicação Publicitária I
Atelier de Comunicação Audiovisual I
Comunicação Multimédia
Jornalismo e Poder
Relações Públicas e Estratégia Empresaria
Gestão de Crises de Imagem e Comunicação
Comunicação Publicitária II
Atelier de Comunicação Audiovisual II

4º ANO – Jornalismo
Géneros Jornalísticos
Atelier de Jornalismo Escrito
Atelier de Rádio Jornalismo
Atelier de Telejornalismo
Jornalismo e Poder
Seminário Global

4º ANO – Variante Marketing, Publicidade e Relações. Públicas
Marketing e Estratégias Empresariais
Publicidade, Relações Públicas e Estratégia Empresarial
Gestão Financeira e de Recursos Humanos
Estratégias, Planos e Campanhas de Marketing
Estratégias, Planos e Campanhas de Publicidade e Relações Públicas
Seminário Global

4º ANO – Audiovisual
Linguagem Audiovisual
Guionismo e Prática de Argumento
Produção e Realização de TV
Produção e Realização de Cinema
Régie, Estúdio e Montagem AVID
Seminário Global

Admissão

O processo de admissão tem dois momentos: a Candidatura e a Matrícula. A selecção baseia-se na seriação dos candidatos em função da média de acesso ao ensino superior.

Requisitos de Acesso:
- 12º Ano ou equivalente
- Exame Nacional a uma das seguintes disciplinas:
13 – História
15 - Inglês
19 – Português
22 – Sociologia

Estamos prontos para te esclarecer qualquer dúvida e teremos muito prazer em conversar contigo. Contacta-nos:

CONTACTOS

Universidade Independente
Admissão
Drª. Conceição Cardoso
Nº Directo: 21 836 19 93
Nº Verde: 800 200 255
Email: admissao.2005@uni.pt


 

  Untitled Document
Universidade Cursos Investigação Serviços A UnI Contactos
Copyright 2005 - Universidade Independente - Todos os direitos reservados. webmaster@uni.pt
Estabelecimento de Ensino Superior de Interesse Público (Decreto-Lei nº310/94 de 21 de Dezembro)