Aconselhamento
Psicológico e Desenvolvimento da Carreira
Portaria nº 711/2005 de 23 de Agosto de 2005
INTRODUÇÃO
Os finais do século XX e o início do novo milénio
trouxeram novos contributos teóricos e metodológicos ao
Desenvolvimento da Carreira . A evolução teórica
acusa a influência de abordagens de ênfase contextualista
e interaccionosta, traduzindo-se na reformulação e emergência
de modelos que constituem hoje um campo importante de produção
científica no domínio do Desenvolvimento da Carreira
Esta evolução conceptual e contextual apresenta novos desafios
para a construção e implementação dos projectos
de carreira e apela para a necessidade cada vez mais premente de aconselhamento
psicológico .
Com efeito, a tendência para uma valorização da dimensão
pessoal da carreira, relativamente à dimensão institucional,
ao mesmo tempo que confere a cada pessoa maior liberdade e responsabilidade,
interpela-a fortemente e em diferentes domínios: cognitivos, atitudinais,
comportamentais e éticos.
O primeiro grande desafio relaciona-se com a aprendizagem ao longo da
vida. Caracterizada como sociedade da informação e do conhecimento,
a sociedade actual apresenta permanentemente novas exigências nos
domínios do saber, revelando-se o prolongamento da escolaridade
insuficiente para corresponder a estas exigências.
Em termos atitudinais, um outro grande desafio da carreira pessoal nos
nossos dias, expressa-se sobretudo a dois níveis: na capacidade
para se tornar sujeito activo, protagonista e responsável pela
gestão da sua própria carreira ; e no desenvolvimento da
empregabilidade.
Em terceiro lugar, temos que mencionar os grandes desafios comportamentais
relacionam-se por isso com o treino a assertividade e da negociação.
A rapidez e a imprevisibilidade das mudanças da sociedade actual,
geradoras de risco e de insegurança, conduzem frequentemente a
comportamentos de tipo defensivo ou agressivo por parte das pessoas que
se sentem isoladas ou ameaçadas.
Finalmente, novos desafios éticos interpelam o homem de hoje na
sua perspectiva da carreira. A cultura social e organizacional assente
em normativos estáveis e relativamente uniformizados, tem vindo
a diluir-se prevalecendo hoje a tendência para a multiplicidade
de códigos e a subjectividade na sua interpretação.
Sobrevalorização da tecnocracia, por um lado, cultura da
permissividade, por outro, geram projectos de carreira altamente competitivos
e individualistas, onde não cabem nem a dimensão do desenvolvimento
pessoal integrado, nem a dimensão do compromisso social responsável
que interpela cada um de nós no seu interface com o mundo em que
vive, estuda e trabalha.
OBJECTIVOS
No Curso de Mestrado em Aconselhamento Psicológico e Desenvolvimento
da Carreira, procurar-se-á, inicialmente, fazer um breve enquadramento
teórico sobre o Desenvolvimento da Carreira. Seguidamente, serão
apresentadas algumas reflexões sobre os principais desafios, no
que concerne ao Aconselhamento e Desenvolvimento da Carreira, para fazer
face às necessidades do novo Milénio. Neste programa de
Mestrado deverá adquirir e desenvolver as seguintes competências
:
Adquirir e aprofundar conhecimentos teóricos e metodológicos
no domínio do Aconselhamento Psicológico
Adquirir e aprofundar conhecimentos teóricos e metodológicos
no domínio do Desenvolvimento da Carreira
Adquirir conhecimentos, desenvolver atitudes e competências
para a intervenção
Aconselhamento Psicológico e Desenvolvimento da Carreira
Desenvolver competências de Investigação em Psicologia
FICHEIROS
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