Licenciaturas
Pós-Graduações
e MBA's
Mestrados
Admissão
HOME > UNI HUMANIDADES > MESTRADOS

Aconselhamento Psicológico e Desenvolvimento da Carreira
Portaria nº 711/2005 de 23 de Agosto de 2005


INTRODUÇÃO

Os finais do século XX e o início do novo milénio trouxeram novos contributos teóricos e metodológicos ao Desenvolvimento da Carreira . A evolução teórica acusa a influência de abordagens de ênfase contextualista e interaccionosta, traduzindo-se na reformulação e emergência de modelos que constituem hoje um campo importante de produção científica no domínio do Desenvolvimento da Carreira

Esta evolução conceptual e contextual apresenta novos desafios para a construção e implementação dos projectos de carreira e apela para a necessidade cada vez mais premente de aconselhamento psicológico .

Com efeito, a tendência para uma valorização da dimensão pessoal da carreira, relativamente à dimensão institucional, ao mesmo tempo que confere a cada pessoa maior liberdade e responsabilidade, interpela-a fortemente e em diferentes domínios: cognitivos, atitudinais, comportamentais e éticos.

O primeiro grande desafio relaciona-se com a aprendizagem ao longo da vida. Caracterizada como sociedade da informação e do conhecimento, a sociedade actual apresenta permanentemente novas exigências nos domínios do saber, revelando-se o prolongamento da escolaridade insuficiente para corresponder a estas exigências.

Em termos atitudinais, um outro grande desafio da carreira pessoal nos nossos dias, expressa-se sobretudo a dois níveis: na capacidade para se tornar sujeito activo, protagonista e responsável pela gestão da sua própria carreira ; e no desenvolvimento da empregabilidade.

Em terceiro lugar, temos que mencionar os grandes desafios comportamentais relacionam-se por isso com o treino a assertividade e da negociação. A rapidez e a imprevisibilidade das mudanças da sociedade actual, geradoras de risco e de insegurança, conduzem frequentemente a comportamentos de tipo defensivo ou agressivo por parte das pessoas que se sentem isoladas ou ameaçadas.

Finalmente, novos desafios éticos interpelam o homem de hoje na sua perspectiva da carreira. A cultura social e organizacional assente em normativos estáveis e relativamente uniformizados, tem vindo a diluir-se prevalecendo hoje a tendência para a multiplicidade de códigos e a subjectividade na sua interpretação. Sobrevalorização da tecnocracia, por um lado, cultura da permissividade, por outro, geram projectos de carreira altamente competitivos e individualistas, onde não cabem nem a dimensão do desenvolvimento pessoal integrado, nem a dimensão do compromisso social responsável que interpela cada um de nós no seu interface com o mundo em que vive, estuda e trabalha.

OBJECTIVOS

No Curso de Mestrado em Aconselhamento Psicológico e Desenvolvimento da Carreira, procurar-se-á, inicialmente, fazer um breve enquadramento teórico sobre o Desenvolvimento da Carreira. Seguidamente, serão apresentadas algumas reflexões sobre os principais desafios, no que concerne ao Aconselhamento e Desenvolvimento da Carreira, para fazer face às necessidades do novo Milénio. Neste programa de Mestrado deverá adquirir e desenvolver as seguintes competências :

  • Adquirir e aprofundar conhecimentos teóricos e metodológicos no domínio do Aconselhamento Psicológico
  • Adquirir e aprofundar conhecimentos teóricos e metodológicos no domínio do Desenvolvimento da Carreira
  • Adquirir conhecimentos, desenvolver atitudes e competências para a intervenção
  • Aconselhamento Psicológico e Desenvolvimento da Carreira
  • Desenvolver competências de Investigação em Psicologia

FICHEIROS

Para fazer download do Manual do Mestrado clique aqui.

Para fazer download do Formulário de Inscrição clique aqui.

CONTACTOS

Para mais informações contacte-nos para:

Universidade Independente
Admissão
Drº. Pedro Diogo
Horário de Atendimento: 15h00m às 18h30m
Nº Directo: 21 836 19 25/40
Nº Verde 800 200 255
Email: admissao.2005@uni.pt

 

  Untitled Document
Universidade Cursos Investigação Serviços A UnI Contactos
Copyright 2005 - Universidade Independente - Todos os direitos reservados. webmaster@uni.pt
Estabelecimento de Ensino Superior de Interesse Público (Decreto-Lei nº310/94 de 21 de Dezembro)