projecto formula student (formula student department)

 

A iniciativa partiu do conhecimento directo que professores da Universidade Independente tinham da competição e que entusiasmaram alguns dos seus alunos para conceberem um protótipo destinado a competição.

A concepção, projecto e construção de um monolugar de competição permite aos estudantes analisar e encontrar soluções para muitos dos desafios tecnológicos, organizacionais e financeiros do tipo dos que ocorrem no exercício corrente da engenharia. Os participantes, constituídos e organizados como equipas motivadas, assumem completa responsabilidade pela gestão do projecto. Têm, assim, que desenvolver a sua capacidade de iniciativa, as relações interpessoais e de liderança, e catalisar a eficácia do trabalho em equipa.

A equipa da UnI tem sido, desde o início, coordenada pelo Eng.º Raul Cunha, com a colaboração, na origem, de treze estudantes dos cursos de Engenharia Industrial e de Engenharia Electrotécnica: Rui Barraló, Gianluigi Montagnani, Carlos Oliveira, Rui Machado, Eduardo Pontes, Rui Carvalho, Ivo Penedos, Miguel Rebelo, Ricardo Lotra, Gustavo Piedade, Rui Lachat e Paula Ornelas.

Em 2002, a equipa da UnI levou a Leicester, Grã-Bretanha, o seu protótipo, obtendo na Classe 2 o Prémio de Apresentação (marketing), ficando também em primeiro lugar na discussão técnica do projecto, na apresentação do relatório de custos, na estética e obteve ainda o Prémio para o Melhor Desenho Técnico.
O monolugar da Universidade Independente recebeu, também, uma saudação especial do colégio de juízes que, em representação de diversas instituições e empresas, analisaram os projectos apresentados por equipas de estudantes de universidades europeias e dos Estados Unidos.