This Page in English

Coordenador da opção em Psicologia da Saúde da licenciatura em Psicologia da Universidade Independente

Doutorado em Psicologia - Universidade Clássica de Lisboa

Pós-graduação em Psicoterapia

Licenciatura em Psicologia - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

Director do Curso de Psicologia e Professor Associado

e-mail:joaquimreis@uni.pt

        elementos curriculares

 

Data de Nascimento: 22/5/60
Nacionalidade:
Portuguesa

 

Doutoramento:

· Doutorado em Psicologia (Psicoterapia e Aconselhamento), com distinção e louvor, em Fevereiro de 1993, pela Universidade Clássica de Lisboa.

· Título da tese: metodologia construtivista e desenvolvimentista para prevenção de reacções ansiogéneas, depressogéneas e dolorosas em pacientes de cirurgia cardíaca


Pós-graduação:

· Curso de PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOTERAPIA com a duração de 4 anos, na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, sob a responsabilidade científica do Prof. Doutor Luís Joyce-Moniz, Professor Catedrático na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.


· Entre 23 de Abril e 25 de Junho de 1990 frequentou o Curso métodos de expressão dramática em psicoterapia com a duração de 30 horas. O responsável do curso foi o Prof. Doutor Robert Landy da Universidade de Nova Yorque dos E.U.A..

· Frequentou o curso sobre processos de liderança orientado pelos Prof. Doutores Jorge Correia Jesuíno e Orlindo Gouveia Pereira com a duração de 3 dias. O curso foi organizado pelo CENFIC.

· First European Summer School of Cognitive Therapy que decorreu em Junho e Julho de 1988 na Reitoria da Universidade Clássica de Lisboa.


Licenciatura em psicologia:

· Licenciatura em Psicologia (especialização em Psicoterapia e Aconselhamento) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educacão da Universidade de Lisboa e concluída no Ano Lectivo de 1983/84


Apresentação de trabalhos científicos em congressos:

· Maio de 2003 - Significações de saúde e doença ao longo do ciclo de vida do adulto (with Fernando Fradique) I Simpósio de Investigação em Psicologia da Universidade Independente

· Abril de 2003 - Breast cancer patient’s subjective meanings about their illness: a cognitive-developmental framework (with Luzia Travado). 6th world congress of psycho-oncology. – April 23rd-27th, 2003. Banff, Alberta, Canada.

· Setembro de 2000 - What do they think about their illness? Breast cancer patient´s conceptions about their illness and recovery (with Luzia Travado). 5th world congress of psycho-oncology. - Melbourne, Australia.

· Julho de 1999 Chair of the session: Models of Health Psychology. Reconstructing health psychology - First International Conference on Critical Approaches to Health Psychology - St. John´s, Newfoundland, Canada

· Julho de 1999 - A constructivist and developmental perspective in health psychology. Reconstructing health psychology - First International Conference on Critical Approaches to Health Psychology - St. John´s, Newfoundland, Canada

· Julho de 1999 - Development of a didactic methodology to health education based on a constructivist-developmental approach - Reconstructing health psychology - First International Conference on Critical Approaches to Health Psychology - St. John´s, Newfoundland, Canada

· Maio 1995 - Presidente da Mesa Redonda: Intervenção Cognitivista em Psicologia da Saúde Jornadas Nacionais de Terapia Comportamental e Cognitiva- Hospital Júlio de Matos. Lisboa.

· Junho 1993 - Investigações desenvolvimentistas e intervenção em Psicologia da Saúde. DIA ABERTO: Divulgação de projectos de investigação em diferentes áreas de Psicologia e das Ciências da Educação- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

· Setembro 1992 - Metodologia construtivista e desenvolvimentista de prevenção de reacções emocionais excessivas em Psicologia da Saúde. III International Conference on Constructivism in Psychotherapy. Universidade de Barcelona.

· Julho 1991 - Treino didáctico construtivista e desenvolvimentista de confronto metacognitivo para prevenção de reacções ansiogéneas em pacientes de cirurgia cardiaca. Comunicação apresentada no Simpósio: Metodologia Construtivista e desenvolvimentista de prevenção de reacções anseogéneas em Psicologia da Saúde. Congresso Internacional sobre Stress, Ansiedade e Desordens Emocionais. Braga.

· Junho 1989, nas 6as. Jornadas de Pós-Graduação em Psiquiatria, realizadas na Universidade Católica, em Lisboa, participou na mesa redonda sobre "Psiquiatria de Ligação", presidida pelo Prof. Simões da Fonseca, tendo apresentado a comunicação "Aproximação ao doente oncológico".

· Julho 1988 - apresentou no First European Summer School of Cognitive Therapy, que decorreu em Lisboa, a comunicação: "Developmental Psychology: Dialectical and Regulatory Representations of Symptoms and Syndromes in Health Psychology".

· Novembro 1988 - no II Simpósio Nacional Sobre a Investigação Em Psicologia realizado no L.N.E.C. em Lisboa, participou no simpósio "Construção e Dialectica Em Investigação Psicoterapeutica e Educacional" presidido pelo Prof. Joyce-Moniz, tendo dissertado sobre Construção e dialéctica em Investigação de Psicologia da Saúde .

· Junho de 1987 - apresentou um trabalho no 23o. Simposium Internacional de Psicologia Militar Aplicada, realizado em Lisboa. O trabalho foi feito em co-autoria com o Prof. Correia Jesuino e intitulou-se Personality and Group Factors on Stress Appraisal".

· Junho 1987 - apresentou um trabalho no Simpósio Traumatismos Psicológicos provocados pelo Stress de Guerra realizado em Lisboa. O trabalho intitulou-se: "Avaliação e Tratamento das desordens de Stress Post-Traumático".

· Novembro 1986 - apresentou um trabalho no I Encontro Ibérico de Terapia Comportamental realizado no Porto. O trabalho intitulou-se: Stress e Confronto: A Importância da Avaliação Cognitiva e integrou-se no Simpósio: Estratégias e Problemas na Prática da Terapia Cognitiva.

· Maio 1986 - apresentou dois trabalhos no I Encontro Nacional de Psicologia Militar. Na mesa redonda sobre Alcoolismo e Toxicofilias tendo como Presidente o Prof. Dr.João Barreto apresentou o trabalho: Um Modelo Cognitivo-Comportamental do Processo de Recaída.

· Na mesa redonda sobre Temas de Investigacão em Psicologia Militar (Presidente Prof. Correia Jesuino) apresentou o trabalho: Stress e Confronto num Grupo de Cadetes Fuzileiros.


Outras actividades:

· Fundador e Membro da Associação Portuguesa de Psicoterapia Cognitiva

· Fundador e membro do Centro de Investigação em Saúde e Desenvolvimento Humano

· Fez parte da Comissão Organizadora do First European Summer School of Cognitive Therapy, que decorreu em Lisboa em Junho e Julho de 1988.

· International Affiliate da American Psychological Association

· Em 1986/1987 foi o responsável pelo Serviço de Aconselhamento Psicológico do Gabinete de Psicologia da Escola Naval. A sua actividade centrou-se na ajuda psicológica aos cadetes com problemas de adaptação ao regime de internato militar.

· Em 1986/87 esteve integrado no Serviço de Psiquiatria do Hospital da Armada. A sua actividade como Psicoterapeuta incidiu em casos de "stress pós-traumático", reacções ansiogéneas e depressogéneas.

· Prestou o Serviço militar na Armada como Técnico Especialista. Esteve integrado no Gabinete de Estudos da 7a. Repartição da Armada desde Julho de 1985 até Setembro de 1987, tendo desenvolvido as seguintes actividades sob a orientação do Prof. Doutor Jorge Correia Jesuino:

· Entre 1984 e 1988 exerceu prática clínica privada


Comunicações científicas em hospitais:

· Em Outubro de 1989 apresentou numa reunião clínica dos Serviços de Cardiologia e de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital de Santa Marta um projecto de investigação em curso nesse hospital intitulado: Utilização de videos didácticos na prevenção de reacções ansiogéneas, depressogéneas e dolorosas em pacientes de cirurgia cardíaca.


· Em 15 de Junho de 1990 apresentou uma comunicação no Programa de Ensino do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital de Santa Marta intitulada: Fontes de Stress Hospitalar nos Doentes de Cirurgia Cardíaca.

        actividades de docência e de coordenação

 

· Desde Outubro de 2002: Membro da Comissão Externa de Avaliação para o processo de avaliação do 2º ciclo – 3º ano do ensino universitário (cursos de ergonomia, reabilitação especial e psicologia clínica) no âmbito do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CNAVES). Relator do curso de licenciatura em Psicologia Clínica do Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte.

· Desde Julho de 2001: Director do Curso de Psicologia da Universidade Independente

· Desde Fevereiro de 1995 até Setembro de 2000 foi Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa

· Desde 1993 é Docente na Cadeira de Psicologia da Saúde (I e II) do Mestrado em Psicoterapia e Psicologia da Saúde na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

· Coordenador Científico dos I e II Cursos de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Saúde que decorreram nos anos lectivos 2001/2002 e 2002/2003 na Universidade Independente.

· Coordenador Científico do Curso de Mestrado em Psicologia Clínica da Saúde na Universidade Independente que se iniciou no ano lectivo 2003/2004.

· Desde 1993 até Setembro de 2000 foi Professor Coordenador da área de Psicologia do Curso de Licenciatura em Serviço Social no Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. A área compõe-se das cadeiras de Psicologia Geral, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Social, Psicossociologia das Organizações, Comunicação em Grupos Restritos, Psicopatologia e Teorias da Personalidade

· Desde Outubro de 1993 até Setembro de 2000 leccionou as cadeiras de Psicologia do Desenvolvimento, Teorias da Personalidade e Comunicação em Grupos Restritos.

· Desde Outubro de 1993 até Setembro de 2000 foi membro do Conselho Científico do Instituto Superior de Serviço Social.

· No ano lectivo de 1986/87 foi o responsável pela área educacional do Gabinete de Psicologia da Escola Naval. Procedeu à reestruturação curricular da cadeira de Ciências Sócio-Militares dos 3° e 4° anos do Curso Superior de Engenharia Naval. Foi docente dessa cadeira durante o mesmo ano lectivo. O conteúdo da cadeira incidia nos aspectos psicossociais dos processos de liderança e de chefia.

· Desde 1988 até 1992 exerceu docência enquanto supervisor dos estágios na área da Psicologia da Saúde dos finalistas do Ramo de Psicoterapia e Aconselhamento da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

· Desde Outubro de 1994 até Outubro de 1997 foi Membro do Conselho Científico do Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa (IPAM)

· Desde 1995 até 1997 foi o coordenador da área de Psicologia Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa (IPAM)

· No ano lectivo 1997/98 foi Coordenador e docente da opção em Psicologia da Saúde do Curso de Licenciatura em Psicologia na Universidade Independente

· De Janeiro 1994 a fevereiro 1997 foi Professor Auxiliar Convidado no ISSSL

· Desde Fevereiro de 1997 até Abril de 2000 foi Professor Associado Convidado no ISSSL

· Em 13 de Abril de 2000 foi aprovado para Professor Associado no Concurso Interno para Professores Associados na área de Psicologia no Instituto Superior de Serviço Social. O Júri foi constituído pelos Professores Doutores Luís Joyce-Moniz (Professor Catedrático na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa), José António Correia Pereirinha (Professor Associado com Agregação no Instituto Superior de Economia e Gestão), e Maria Luiza Queiroz de Barros (Professora Associada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa).

· Deste Outubro de 2000 é Professor Coordenador da área de Psicologia da Saúde da licenciatura em Psicologia na Universidade Independente

Coordenação de Programa de Doutoramento

De Janeiro de 1998 a Setembro de 2000 foi Co-Coordenador pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL) do Programa de Doutoramento em Serviço Social desenvolvido entre o ISSSL e a Pontífica Universidade Católica de São Paulo, apoiado pelo Instituto de Cooperação Científica e Tecnológica Internacional (ICCTI) no âmbito do Convénio ICCTI/CAPES

        principais actividades de investigação

 

As actividades de investigação têm incidido no domínio da Psicologia da Saúde:

  • Entre Janeiro de 1988 e Setembro de 1992 foi bolseiro da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica para elaboração da tese de Doutoramento em Psicologia. No âmbito da bolsa, entre 1989 e 1992 foi Coordenador de um projecto de investigação científica no domínio da Psicologia da Saúde e subsidiado pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica. O projecto intitulou-se Exposição a vídeos de psicoterapia de acção didáctica e promoção da autonomia hospitalar e pós-hospitalar em parassuicidas, pacientes oncológicos e pais de bebés em risco. O Investigador Responsável deste projecto foi o Prof. Doutor Luis Joyce-Moniz. Projecto n.º 87 442/PSI.
  • Desde 1989 até 1994 foi investigador a título gracioso da linha de acção de estudos dialécticos e desenvolvimentistas em psicoterapia e psicologia da saúde do Centro de Psicometria e de Psicologia da Educação do Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC).
  • Desde 1994 é investigador na Unidade de I&D Psicoterapia e Psicologia da Saúde, do Centro de Psicometria e Psicologia da Educação da Faculdade de Psicologia da Universidade de lisboa. Esta Unidade é subsidiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e obteve a classificação de excelente na avaliação pela Fundação, em 1997.
  • Investigador Responsável do Projecto na área da Psicologia (especialidade de Psicologia da Saúde) intitulado: Desenvolvimento Socio-Cognitivo de Representações Subjectivas sobre Saúde e Doença: Implicações na Educação para a Saúde.
    Este projecto foi financiado desde 1997 pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica no âmbito do Concurso Praxis XXI/JNICT - Psicologia. Referência: PRAXIS/PCSH/P/PSI/89/96 e findou em Fevereiro de 2001.

        publicações

· Breast cancer patient’s subjective meanings about their illness: a cognitive-developmental framework. (with Luzia Travado) Psycho-Oncology 12 (4): 388, Suppl. June 2003. Meeting Abstract.

· Significações sobre causas e prevenção das doenças em jovens adultos, adultos de meia-idade e idosos. Psicologia: Teoria e Pesquisa. (Brasil) Vol,19, n.1. pp.47-57. (c/ Fernando Fradique).

· Desenvolvimento sociocognitivo de significações leigas em adultos: causas e prevenção das doenças. Análise Psicológica. 1,(XX): 5-26, 2002.

· Construtivismo psicológico e desenvolvimento humano: implicações para a psicoterapia e para a psicologia da saúde. Liberdade. Anais Científicos da Universidade Independente. Nova Série, 2: 9-36. Outono 2002

· Educação para a saúde: construção autónoma e reflexiva de estilos de vida. Liberdade. Anais Científicos da Universidade Independente. Vol2, 4, verão de 2001

· Desenvolvimento de Significações sobre processos de Saúde e Doença. Liberdade. Anais Científicos da Universidade Independente. Vol.2, 3, Janeiro 2001

· Desenvolvimento sócio-cognitivo de representações subjectivas sobre saúde e doença: implicações na educação para a saúde.
Project supported by Fundação para a Ciência e Tecnologia. Award number: PRAXIS/PCSH/C/89/96.
REPORT TO FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E TECNOLOGIA
(FEB 2001). Lisboa. 165 pages

· What do they think about their illness? Breast cancer patient´s conceptions about their illness and recovery (with Luzia Travado) Psycho-oncology 9 (5): 386, Suppl. S Sep-Oct 2000. Meeting Abstract

· Modelo metateórico da Psicologia da Saúde para o Séc. XXI: interacção ou integração biopsicossocial? Análise Psicológica. (1999), 3 (XVII): 415-433

· A Psicologia da Saúde: caracterização e métodos de intervenção. Liberdade. Anais Científicos da Universidade Independente. Vol.1 (1): pp. 97-127, 1998

· Importância do método clínico ou de exploração crítica no estudo da personalidade. Intervenção social. 10 (IV): pp. 9-23, 1994

· Construção e modificação de significações ansiogéneas em processos de saúde e doença. Análise Psicológica. 4 (XI): pp. 45-59, 1993.

· Metodologia construtivista e desenvolvimentista para prevenção de reacções emocionais excessivas em pacientes de cirurgia cardíaca. Psychologica, 1993, 10, pp. 69-98.

· Autonomia conceitual da pessoa nos processos de saúde e doença: desafios epistemológicos e metodológicos para a psicologia da saúde e para os cuidados de saúde. Psychologica, 1992, 8, pp 137-169.

· Desenvolvimento e dialéctica de significações de doença e confronto em Psicologia da Saúde. Psychologica. 1991, nº6, pp 105-127. (com L. Joyce-Moniz).

· Construção e Dialéctica em Investigação Psicoterapêutica e de Psicologia da Saúde (1989). Psychologica 3, 93-99.

· Aproximação ao doente oncológico. Acta das 6as. Jornadas de Pós-Graduação em Psiquiatria. Ciba-Geigy. Lisboa.

· Stress Pós-Traumático: Avaliação e tratamento das desordens. Tempo Medicina. nº 232 de 1987.

· Stress e Confronto: Uma Extensão do Modelo de Lazarus e um Novo Método de Avaliação. Boletim da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva, n°1, Julho de 1986.

 

        livros

 

O SORRISO DE HIPÓCRATES
A integração biopsicossocial dos processos de saúde e doença
Lisboa: Vega 1998 - 216 pp.

Livro patrocinado pelo Instituto Português da Biblioteca e do Livro

 

Resumo

O Sorriso de Hipócrates constitui uma reflexão crítica sobre os fundamentos metateóricos e as asserções metodológicas do modelo biomédico, incluindo os vários modelos de saúde e doença que têm sido propostos como alternativa conceptual e metodológica - modelos psicossomático, biopsicossocial e holístico. A análise crítica aos modelos é feita a partir de dois eixos. O primeiro, parte da constatação empírica da importância dos factores psicossociais na saúde e na doença para defender a sua integração nos biológicos e, portanto, nos parâmetros conceituais e metodológicos da medicina. O segundo, relaciona-se com a importância da autonomia conceitual-afectiva da pessoa, que se traduz nas significações ou interpretações sobre processos de saúde e doença, na experiência subjectiva da doença e seu modo de expressão. A consideração ou, pelo contrário, a negligência, pelos modelos de saúde e doença, dos factores psicológicos e/ou sociais, e/ou da autonomia conceitual-afectiva, vai permitir caracterizar cada um deles ao mesmo tempo que é possível traçar as suas limitações clínicas e as implicações no tipo de relação epistemológica que é construída ou assumida pelo médico ou terapeuta com o seu interlocutor.

 

Índice

CAPÍTULO 1

CONCEPÇÕES MÉDICAS: DA ANTIGUIDADE AO MODELO BIOMÉDICO ACTUAL

1. BREVE HISTÓRIA DAS IDEIAS MÉDICAS
2. O MODELO BIOMÉDICO
3. SIGNIFICAÇÕES BIOMÉDICAS SOBRE O CORPO HUMANO
4. MODELOS CRÍTICOS DO BIOMÉDICO
5. DEFINIÇÕES DE SAÚDE E DE DOENÇA
6. AUMENTO DA ESPERANÇA DE VIDA
7. DISTINÇÃO ENTRE NORMAL E PATOLÓGICO
8. MÉTODO DE CORRELAÇÃO CLÍNICO-PATOLÓGICO
CONCLUSÃO

CAPÍTULO 2

CARACTERIZAÇÃO E CRÍTICA DOS FUNDAMENTOS METATEÓRICOS DO MODELO BIOMÉDICO

1. A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉC. XVII
2. O MECANICISMO
3. O RELÓGIO DO UNIVERSO
4. O MECANICISMO NA MEDICINA
5. MONISMO E DUALISMO
6. REDUCIONISMO BIOLÓGICO
7. A DIMENSÃO HUMANA: A CAPACIDADE SIMBÓLICA E A CONSCIÊNCIA DO PRÓPRIO
8. O SER HUMANO PARTICIPA NA SUA EVOLUÇÃO
9. DIALÉCTICA CORPO-ESPÍRITO E NATURA/CULTURA
10. A DIMENSÃO HUMANA DA EVOLUÇÃO: SIGNIFICAÇÕES E CULTURA

CAPÍTULO 3

FACTORES PSICOSSOCIAIS E SUA INFLUÊNCIA NO ESTADO DE SAÚDE

1. A EMERGÊNCIA DA PSICONEUROIMUNOLOGIA
2. CAUSAS DE MORTE E FACTORES DE RISCO
3. ESTILOS DE SIGNIFICAÇÃO
4. IMPORTÂNCIA DOS FACTORES PSICOSSOCIAIS NA SAÚDE E NA DOENÇA: SÍNTESE DA LITERATURA
4.1 O comportamento e o estilo de vida
4.2 Estados emocionais negativos
4.3 Estados emocionais positivos
4.4 Estilos de confronto psicológico
4.5 Personalidade propensa à doença
4.6 Personalidade protectora da doença
4.7 Apoio social
4.8 Conflito entre o conhecimento do especialista e o do leigo

CAPÍTULO 4

TEORIAS LEIGAS DA SAÚDE E DA DOENÇA

1. IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO LEIGO
2. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA SAÚDE E DA DOENÇA
3. CONCEPÇÕES CAUSAIS DA DOENÇA

CAPÍTULO 5

EXPERIÊNCIA SUBJECTIVA DA SAÚDE E DA DOENÇA

1. A EXPERIÊNCIA DO CORPO
2. AUTONOMIA CONCEITUAL-AFECTIVA: CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE PROCESSOS DE SAÚDE E DOENÇA
3. PERCEPÇÃO E SIGNIFICAÇÃO DAS ALTERAÇÕES CORPORAIS
4. ALTERAÇÕES CORPORAIS PERCEBIDAS E EXPRESSÃO DOS SINTOMAS
5. REPRESENTAÇÃO SUBJECTIVA DAS ALTERAÇÕES CORPORAIS

CAPÍTULO 6

MODELOS DE SAÚDE E DOENÇA ALTERNATIVOS AO BIOMÉDICO

1. CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DOS MODELOS
2. O MODELO PSICOSSOMÁTICO
3. O MODELO BIOPSICOSSOCIAL
3.1 A Medicina Comportamental
3.2 A Saúde Comportamental
3.3 A Psicologia da Saúde
4. CRÍTICA AO MODELO BIOPSICOSSOCIAL
5. O MODELO HOLISTICO

CAPÍTULO 7

LEITURA DESENVOLVIMENTISTA DAS SIGNIFICAÇÕES DE SAÚDE E DE DOENÇA

1. GRAU DE DIFERENCIAÇÃO, INTEGRAÇÃO E COMPLEXIDADE DAS SIGNIFICAÇÕES
2. ESTUDOS DESENVOLVIMENTISTAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
3. EXPERIÊNCIA SUBJECTIVA DAS EMOÇÕES E NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO
4. ESTRUTURAÇÃO DESENVOLVIMENTISTA DAS SIGNIFICAÇÕES DE ADULTOS SOBRE PROCESSOS DE SAÚDE E DOENÇA
5. CARACTERIZAÇÃO DESENVOLVIMENTISTA DOS MODELOS DE SAÚDE E DE DOENÇA
6. VANTAGENS DE UMA LEITURA DESENVOLVIMENTISTA DAS SIGNIFICAÇÕES

BIBLIOGRAFIA

        cargos

 

  • Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa entre Fevereiro de 1995 e Setembro de 2000.

  • Desde Outubro de 1993 até Setembro de 2000 foi membro do Conselho Científico do Instituto Superior de Serviço Social.

  • Desde Outubro de 1994 até Outubro de 1997 foi membro do Conselho Científico do Instituto Português de Administração de Marketing de Lisboa (IPAM).

  • Fundador e coordenador científico do Centro de Investigação em Saúde e Desenvolvimento Humano.

  • Coordenador da opção em Psicologia da Saúde da licenciatura em Psicologia da Universidade Independente.

  • Fez parte da Comissão Organizadora do First European Summer School of Cognitive Therapy, que decorreu em Lisboa em Junho e Julho de 1988.

  • International Affiliate da American Psychological Association.