LUZIA TRAVADO
(Maria Luzia dos Santos Travado)

Psicóloga Clínica

Psicoterapeuta

Mestre em Psicologia, Psicoterapia e Psicologia da Saúde
pela F.P.C.E. da Universidade de Lisboa

Assistente Principal de Psicologia Clínica

Docente e investigadora da Universidade Independente

Coordenadora da Unidade de Psicologia Clínica do                     Centro Hospitalar  de Lisboa (zona central)                                    Hospital S. José
Rua José António Serrano
1150-199 Lisboa
Portugal

Email: luzia.travado@hsjose.min-saude.pt

Muda em breve para luzia.travado@chl-zc.min-saude.pt

 


 


This Page In English

 


1. HABILITAÇÕES LITERÁRIAS E PROFISSIONAIS

2. CURSOS DE ACTUALIZAÇÃO EM PSICOTERAPIA
3. ACTIVIDADE PROFISSIONAL
4. CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
5. ACTIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO


6. ACTIVIDADES DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

7. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS, PALESTRAS E PRÉMIOS
8. PUBLICAÇÕES EM REVISTAS CIENTÍFICAS
9. AFILIAÇÃO EM SOCIEDADES / ASSOCIAÇÕES CIENTÍFICAS

     1. HABILITAÇÕES LITERÁRIAS E PROFISSIONAIS

 

  • Mestre em Psicologia, área de PSICOTERAPIA E PSICOLOGIA DA SAÚDE, da F.P.C.E. da Universidade Clássica de Lisboa, com a nota de Muito Bom obtido em Janeiro de 2003. Tema da dissertação de mestrado: “Caracterização Desenvolvimentista de Significações de Doença e de Confronto em Mulheres com Cancro da Mama”.
  • Licenciatura em Psicologia,  pela Faculdade de Psicologia e Ciêncas da Educação da Universidade de Lisboa e concluída no ano lectivo de 1983/84, com qualificação de Bom. Pré-especialização em Psicoterapia e Aconselhamento.
  • Curso de Pós-Graduação em PSICOTERAPIA (Comportamental e Cognitiva), com a duração de quatro anos e terminado em 1988.

     2. CURSOS DE ACTUALIZAÇÃO EM PSICOTERAPIA

 

  • Grupo de Interesse Especial sobre Terapia Dramática, ano lectivo de 1987/88.
  • "First European Summer School Of Cognitive Therapy", curso intensivo sobre as modernas linhas da psicoterapia cognitiva a nível internacional. Este curso teve a duração de 15 dias e decorreu na Reitoria da U.L. em Junho/Julho de 1988.
  • "Métodos De Expressão Dramática Em Psicoterapia", curso intensivo que decorreu em 1O aulas de Abril a Junho de 199O.

     3. ACTIVIDADE PROFISSIONAL

 

·         ASSISTENTE PRINCIPAL DE PSICOLOGIA CLÍNICA.

·         COORDENADORA da Unidade de Psicologia Clínica do Centro Hospitalar de Lisboa (Zona Central) (que engloba o Hospital S. José, Hospital Sto. António dos Capuchos e Hospital de N.ª Sra. do Desterro) desde Outubro de 2004.

·         Pioneira da Psicologia Clínica da Saúde no Hospital de S. José em Lisboa, em exercício de funções desde Julho de 1985. É técnica superior de saúde, assistente principal de psicologia clínica. Todas as suas classificações de serviço tiveram a nota de “Muito Bom”.

·         Criou a Equipa de Psicoterapia do Hospital S. José que se formalização em Março de 1996 sendo a sua Coordenadora.

·         Responsável pela criação e dinâmica dos programas clínicos levados a cabo pela Equipa que abrangem várias populações clínicas do hospital assistidas em internamento, ambulatório e urgência, em especial de parassuicidas, grandes queimados, cancro da mama e outras doenças oncológicas, obesidade mórbida, politraumatizados, acidentes vasculares cerebrais e outras doenças crónicas. Apresenta anualmente o Relatório de Actividades à Direcção do Hospital. Participa nas Jornadas Médicas do Hospital S.José – Hospital Desterro e outros eventos científicos anualmente com apresentação de trabalhos.

·         Orientação e supervisão clínica de estágios académicos por Protocolo com a Fac. Psicologia e C.E. da Universidade de Lisboa e com a Universidade Independente, e de estágios profissionais ao abrigo do programa de estágios do IEFP ou outros.

  • Tem uma vasta casuística hospitalar.
  • Tem participado em júris de selecção e concursos do ramo da carreira.
  • Tem participado como formadora em acções de formação profissional.
  • Co-coordenadora do Projecto de “Organização e desenvolvimentos dos Cuidados Paliativos no Hospital S. José” financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, (2003-2005).

     4. CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL


4.1. Área da PSICO-ONCOLOGIA:

·         “COMMUNICATION WITH CANCER PATIENTS AND FAMILIES – HOW TO TRAIN THE ATTENDING STAFF” (12 horas), 2º Seminário Intensivo De Psico-Oncologia, ministrado pelo Professor Darius RAZAVI, da Universidade Livre de Bruxelas, em Junho de 2001, .

·         II CURSO PÓS-GRADUADO SOBRE O LUTO, organizado pelo Dep. Ed. Médica da F.M.L. e a S.P. Psico-Oncologia, sob orientação do Prof. Doutor António Barbosa, 12 e 13 de Julho 2001.

·         “IMPROVING HEALTH STAFF’S COMMUNICATION AND ASSESSMENT SKILLS OF PSYCHOSOCIAL MORBIDITY AND QUALITY OF LIFE IN CANCER PATIENTS”, Workshop orientado pelo Prof. Walter BAILE, do MD Anderson Cancer Center de Houston, de 15 a 18 de Outubro de 2001, Ferrara, Itália, como membro do South European Psychoncology Group.

·         “TALKING WITH PATIENTS ABOUT DYING”, III Curso Intensivo de Psico-Oncologia, com duração de 14h, dias 28 e 29 de Junho 2002, Coimbra, organizado pela Academia Portuguesa de Psico-Oncologia, ministrado pelo Prof. Doutor William Breitbart, do MSK Cancer Center de Nova Iorque.

·         5º Curso Intensivo em Psico-Oncologia, organizado pela Academia Portuguesa de Psico-Oncologia e ministrado pelos Professores James Holland e Jimmie Holland, de 25-26 de Junho de 2003, com a duração de 12h.

·         Curso Básico de Cuidados Paliativos e de Fim-de-Vida, ministrado pela Dra. Isabel Neto e sua Equipa de Cuidados Continuados do Centro de Saúde de Odivelas, tendo decorrido em Março de 2004, com a duração de 30h.

·         Communication skills in Palliative Careworkshop de 15h ministrado pelo Prof. Walter Baile do MD Anderson Cancer Center de Houston, de 24 a 26 de Março de 2004, no Hospital S. José inserido no Projecto de Organização e desenvolvimentos dos Cuidados Paliativos no Hospital S. José” financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

·         Estágios em Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos: no Department of Psychiatry and Behavioral Sciences do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova Iorque, orientado pelo Prof: William Breitbart, de 12 a 17 de Abril de 2004; na Unidade de Cuidados Continuados do Instituto Português de Oncologia do Porto, dirigida pela Dra. Edna Gonçalves, de 19 a 30 de Julho de 2004; e na Equipa de Cuidados Continuados do Centro de Saúde de Odivelas, coordenada pela Dra.Isabel Neto de 19 a 26 de Novembro de 2004.

·         P.A.I.N. (Pain Associates’ International Network) management – State of the Art: Dor de Origem Neoplásica. Curso de 12h em Janeiro de 2005.

4.2. Outros:

  • “METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO HOSPITALAR” e
  • “CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA EM INFORMÁTICA”, organizados pelo Centro de Formação do Hospital S. José.
  • "I CURSO SOBRE PROBLEMAS PERCEPTIVOS, COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS NO DOENTE COM TRAUMATISMO CRANEANO", organizado pelo Hosp. D. Faro.
  • “CURSO PROMOVER A SAÚDE DESENVOLVER A CIDADANIA” organizado pelo Departamento de Recursos Humanos da Saúde.
  • Curso de “FORMAÇÃO DE FORMADORES” no Centro de Formação do H. S. José.

     5. ACTIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO

 

  • Desde 1985 que se dedica a actividades de índole científica, sendo que de 1989 a 2000 foi investigadora, a título gracioso, da linha de acção de Estudos Dialécticos E Desenvolvimentistas Em Psicoterapia E Psicologia Da Saúde, do Centro de Psicometria e de Psicologia da Educação da Universidade de Lisboa.
  • Actualmente é investigadora do Centro de Investigação em Saúde e Desenvolvimento Humano- PsiSaúde, ligado à Universidade Independente em Lisboa.
  • Participação como parceira no projecto europeu multicêntrico intitulado “Improving Health Staff’s Communication And Assessment Skills Of Psychosocial Morbidity And Quality Of Life In Cancer Patients: A Study In South European Countries”, financiado pela Comissão Europeia de Saúde e Protecção do Consumidor (SI2.307317.2000CVG2-026).
  • Coordenadora de um projecto bilateral entre o Hospital S. José de Lisboa e o Istituto Nazionale per la Ricerca sul Cancro de Génova, Itália, intitulado “Promover a Qualidade de Vida e o Bem-Estar Psicossocial dos Pacientes Oncológicos e suas Famílias em Portugal e Itália.”
  • Tem desenvolvido trabalhos com populações oncológicas, queimados, parassuicidas, acidentes vasculares cerebrais e obesidade mórbida.

     6. ACTIVIDADES DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

 

  • Lecciona a disciplina de “Métodos De Intervenção Psicológica Na Doença Crónica”, da área de Psicologia da Saúde, da Licenciatura em Psicologia da Universidade Independente em Lisboa, desde 2000.
  • Colabora na Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Saúde da Universidade Independente, leccionando o módulo “INTERVENÇÃO NA DOENÇA CRÓNICA E AGUDA”, desde 2001/2002.
  • Colaboração no Mestrado em Psicologia Clínica da Saúde da Universidade Independente, leccionando o módulo “INTERVENÇÃO NA DOENÇA CRÓNICA E AGUDA”, no ano lectivo de 2003/04.
  • Co-coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos da Universidade Independente de Lisboa, docente dos módulos de Psico-Oncologia I e II, e de Aptidões de Comunicação.
  • Tem participado em júris de defesa de monografia de licenciatura.

     7. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS, PALESTRAS E PRÉMIOS


Ao longo de duas décadas de actividade clínica já fez mais de 50 apresentações de trabalhos, em eventos nacionais e internacionais, e algumas palestras, sendo a sua grande maioria sobre as populações clínicas a que mais se tem dedicado: doentes oncológicos, grandes queimados, parassuicidas, vasculares-cerebrais, e obesidade mórbida.

Participou em congressos nacionais e internacionais, jornadas, e outros eventos científicos.

       7.1. TRABALHOS PREMIADOS DA SUA AUTORIA

  • 3º Prémio no concurso de Posters das XVI Jornadas Médicas do Hospital S. José- Hospital do Desterro, em Junho de 2003, pela apresentação do trabalho intitulado: “Caracterização Psicológica Da População De Obesidade Mórbida Seguida Na Consulta Multidisciplinar Do Hospital S.José ”.
  • 3º Prémio oferecido pela European Burns Association e patrocinado pelas Dutch Burns e Belgium Burns Foundations pelo trabalho intitulado “Burned Patients’ Subjective Experience Of Their Treatment And Recovery Process: Clues For The Psychosocial Dimension In Health Care”, apresentado no 10TH CONGRESS of the EBA, em Setembro 2003, Bergen, Noruega.

       7.2. PARTICIPAÇÃO EM COMISSÕES CIENTÍFICAS E ORGANIZADORAS

 

  • Participação na Comissão Científica do 7th World Congress of Psycho-Oncology, organizado pela International Psycho-Oncology Society (IPOS) que decorreu em Copenhaga de 25 a 28 de Agosto, tendo colaborado na selecção de abstracts e no júri para atribuição de prémio aos 2 melhores posters.

 

  • Participação na Comissão Científica e Organizadora do 11th European Congress of Burns da European Association of Burns (EBA) a realizar em Setembro de 2005. Participação como membro do Comité PAM (Professions Allied to Medicine) da EBA.

 

 

     8. PUBLICAÇÕES EM REVISTAS CIENTÍFICAS

 

        8.1. Da sua autoria  

  • Travado, L. e Reis, J. (2000) “What Do They Think About Their Illness? Breast Cancer Patients’ Conceptions About Their Illness And Recovery.” In Psycho-Oncology, Vol. 9 (5): 386, Suppl. Sep-Oct. (Meeting Abstract).
  • Travado, L. e Matos, J.N. (2001) “Who Lives Longer And Better? A Study With Treated Breast Cancer Women” Em Liberdade, Anais Científicos Da Universidade Independente, Vol. 2, Nº4, Pp. 145-153.
  • Travado, L. Et Al. (2001) “Psychological Assessment Of The Burn Inpatient.” Em Annals Of Burns And Fire Disasters, Vol.Xiv, Nº3, 138-142.
  • Travado,L., Ventura,C., Martins,C. Gil,F., Grassi,L. (2003) Oncologists’ Communication Skills And Psychosocial Beliefs In Patient Care In Italy, Portugal And Spain: The Southern European Psycho-Oncology Group Study. In Psycho-Oncology, vol. 12 (4) Suppl: 513 (meeting abstract).

·         Travado, L., Reis, J. (2003) Breast Cancer Patients’ subjective Meanings about their Illness: a Cognitive-Development Framework. In Psycho-Oncology, vol. 12 (4) Suppl: 388 (meeting abstract).

·         Travado, L., Reis, J. (2003) Caracterização Desenvolvimentista de Significações de Doença em Mulheres com Cancro da Mama. Livro de Resumos do V Simpósio de Investigação em Psicologia, Associação Portuguesa de Psicologia, pp 157-158.

·         Travado L, Gil F, Ventura C, Martins C, Grassi L. (2004) Does spirituality make a difference? Report from the Southern European Psycho-Oncology Study (SEPOS). In Psycho-Oncology, vol. 13 (8) Suppl: 237 S111 (meeting abstract)

·         Travado L, Grassi L, Gil F, Ventura C, Martins C and the Southern European Psycho-Oncology Study (SEPOS) Group Physician-patient communication among Southern European cancer physicians: The influence of psychosocial orientation, and burnout. Psycho-Oncology (in press).

·         Travado L, Pires R, Martins V, Ventura C, Cunha S. Abordagem psicológica da obesidade mórbida: Caracterização e apresentação do protocolo de avaliação psicológica. Análise Psicológica (in press).

8.2. Como co-autora:

  • Grassi,L., Travado,L., Gil,F., Campos,R., Lobo,A., Barbosa,A. (2002) “Patient-Oncologist Concordance in Rating Psychosocial Distress Secondary to Cancer In the South European Psycho-Oncology Study (SEPOS).” Psychosomatic Medicine, 64: (85-174) (196-meeting abstract)
  • Grassi,L., Gil,F., Travado,L., Lobo,A., Campos,R., Barbosa,A., Tomamichel,M. (2002) Psychosocial Morbidity among Cancer Patients: the South European Psychoncology Group (SEPOG) Study. Journal of Psychosomatic Research, 52: 323-324 (319-meeting abstract)
  • Grassi,L., Baile,W., Travado,L., Gil,F., Lluch,P., Campos,R., (2002) The Development of a Workshop to Improve Oncologist’s Ability to Detect Psychosocial Stress Symptom among Cancer Patients. Journal of Psychosomatic Research, 52: 319-320 (321-meeting abstract)
  • Gil,F., Travado,L., Tomamichel,M. Grassi, L. (2003) Visual Analogue Scales (VAS) and Hospital and Depression (HAD) Scale as Tools for Evaluating Distress in Cancer Patients: a Multicenter Southern European Study. In Psycho-Oncology, vol. 12 (4) Suppl: 620 (meeting abstract)
  • Grassi,G., Sabato, S., Rossi,E., Magnani, K., Tralli,G., Travado, L., Gil,F., Tomamichel,M. (2003) Coping and Psychosocial Consequences of Cancer in the South European Psychooncology Group Study. In Psycho-Oncology, vol. 12 (4) Suppl: 437 (meeting abstract)

·         Gil F, Travado L, Tomamichel M, Hollenstein MF, Mate J, Grassi L. (2004) Risk Factors for Depression in Cancer patients: Report from the Southern European Psycho-Oncology Study (SEPOS). In Psycho-Oncology, vol. 13 (8) Suppl: 113 S54 (meeting abstract).

·         Grassi L, Travado L, Gil F, Baile W. (2004) Training Southern European Oncologists to Recognize Psychosocial Morbidity in their Cancer Patients. In Psycho-Oncology, vol. 13 (8) Suppl: 64 S31 (meeting abstract)

  • Grassi L, Travado L, Gil F, Rossi E. & SEPOS Group. (2004) Psychosocial dimensions of cancer: general findings from the Southern European cross-cultural Psycho-Oncology Study (SEPOS), J Affective Disorders, Dec.83 (2-3): 243-8.
  • Grassi L, Baile W, Travado L, Gil F, et al., (2004) A Communication Intervention For Training Southern European Oncologists To Recognize  Psychosocial Morbidity In Cancer Patients. I - Development Of The Model And Preliminary Results On Physicians’ Satisfaction. J Cancer Education  (in press).

·         Gil F, Grassi L, Travado L, et al., Use Of A Visual Analogue Scale To Measure Psychosocial Concomitants Of Cancer In Southern European Countries. Supp Care Cancer (in press)

     9. AFILIAÇÃO EM SOCIEDADES / ASSOCIAÇÕES CIENTÍFICAS


Associação Portuguesa de Psicoterapia Cognitiva (sócia-fundadora)

Academia Portuguesa de Psico-Oncologia

International Psycho-Oncology Society (IPOS) www.ipos-society.org

European Burns Association (EBA) - membro do Comité PAM (Professions Allied to Medicine) www.euroburn.nl

European Health Psychology Society (EHPS) www.ehps.net/

Grupo de Estudos da Doença Vascular Cerebral

Viva Mulher Viva Associação (Presidente e fundadora) www.vivamulherviva.cjb.net

Associação Portuguesa de Senologia www.spsenologia.pt/